Catequese | A vivência da Quaresma na catequese da infância (1º e 2º ciclos) – os nossos tesouros, os nossos compromissos

Quando nós falamos em fazer uma aliança com alguém pensamos logo em qual vai ser o contributo, o compromisso, de cada um para que a aliança se concretize.

Este ano, ao longo da Quaresma,  somos convidados a identificar qual o nosso compromisso na Aliança que Deus continuamente quer fazer connosco, ou melhor, com o mais íntimo do nosso coração.

Desafiamos por isso as nossas crianças da catequese a construírem, em família, a sua arca da Aliança, e ao longo das semanas até à Páscoa, em cada encontro semanal, descobrirmos através de Jesus, os desafios que Deus nos coloca para transformarmos o nosso coração, para não termos limites no amor. Ao longo das semanas vamos colocar  na arca os símbolos do nosso compromisso, como se fossem os nossos tesouros.

Propusemos também às crianças que criassem um cantinho da oração, para que neste tempo santo da Quaresma, se proporcione um ambiente de oração em família, e nesse espaço colocassem, como símbolo da caminhada para a Páscoa, a arca da Aliança.

Neste tempo da Quaresma, cada ano de catequese tem procurado incentivar à participação na eucaristia dominical, assistindo online, em conjunto com as crianças, à eucaristia celebrada e transmitida todos os domingos, pelo canal youtube da paróquia de Espinho.

Cristina Marques e Margarida Soares 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: