É estar num grupo com pessoas muito diferentes, mas com um desejo comum – ajudar quem mais precisa.

É ser um jovem ativo na sociedade e ser capaz de incentivar outros jovens a fazer voluntariado.

É a alegria de ajudar alguém que precisa de uma refeição e que ao mesmo tempo, nos ajuda a sermos melhores pessoas e a estarmos mais conscientes da realidade à nossa volta.

No fundo é o prazer de ajudar enquanto se é ajudado!

 


As pegadas de 2018

Se, no último dia de 2017, o FAS Sopa tivesse degustado doze passas, é certo que hoje, início de 2019, teria visto todos os doze desejos realizados. 2018 revelou-se um ano de mudança e transformação, renovação e conquista. 2018 confirmou, acima de tudo, a vontade crescente dos voluntários em fazer um pouco mais por semana, um pouco mais além deles.

                2018 foi o ano em que o FAS Sopa soprou 16 velas. Foi o ano em que reuniu gerações de sopistas num convívio que relembrou a mensagem que há tanto tempo se vai passando. Adaptaram-se cozinhas, criaram-se normas e regularizou-se o serviço. Formou-se toda uma geração de voluntários, com novas regras, mas a mesma vontade de ajudar. Por acréscimo veio a Distinção de Mérito Jovem Espinhense, recebida com orgulho, com satisfação e com vontade de perpetuar e deixar florescer todos os valores semeados até agora. No meio de jantares temáticos de Santos Populares, Magustos e Natal, ergueu-se mais um Festival das Sopas que, pela sexta edição consecutiva, aliou toda a comunidade e toda a boa gastronomia à solidariedade e, essencialmente, à sede de partilha.

                2018 não trouxe o espírito de solidariedade ao FAS Sopa. Não trouxe a vontade de ajudar, nem tão pouco trouxe os sorrisos oferecidos e recebidos, todas as sextas feiras. Tudo isto já existia.

                2018 trouxe, antes, a confirmação de que todos estes valores e tesouros continuarão a existir sempre, cada vez mais coesos e fortes, enquanto cada voluntário retirar um pouco de si e receber um pouco de todos aqueles dispostos a partilhar connosco um pouco da sua essência.

Por tudo isto, um enorme obrigada a toda a comunidade.

FAS SOPA

%d bloggers like this: