Catequese | A vivência da Quaresma na catequese da adolescência |O Amor que tudo pode
A catequese pode ser feita entre portas e ecrãs, mas os corações precisam de se abrir para que a mensagem do Evangelho ecoe e faça abrir as portas de um mundo que queremos que seja melhor. Confrontados com jovens cansados e desanimados com o regresso da escola on-line, o desafio para esta Quaresma é que nos encontremos no deserto. Sim, no deserto em que nos encontramos, à procura de referências e orientações para que naquele Domingo rejubilemos de Alegria n’Aquele que tudo vence.
Orientados pelos diversos recursos fornecidos na nossa dinâmica quaresmal, procuramos fazer o encontro entre o Evangelho e o mundo em que vivemos. A música, por exemplo, permite ir ao encontro dos nossos jovens, e através da mesma conseguimos aprofundar a mensagem do Evangelho para aquela semana. As orações, que tocam sempre no mais íntimo do nosso coração, orientam-nos neste caminhar pelo deserto.
No fundo, procuramos promover o encontro entre os nossos jovens e a mais bela e antiga bússola que move o mundo: o Amor que tudo pode e que orienta a nossa caminhada por um mundo que se esvazia sentidos …
No entanto, não nos ficamos apenas pela reflexão. Desafiados pela Pastoral Juvenil, através do Eco-Calendário, somos chamados a ser mais conscientes para com a nossa Casa e toda a Criação que nela habita. Chamados a todos os dias terem gestos concretos para com o desperdício alimentar, a reciclagem e o papel, por exemplo, os nossos jovens partilham estes desafios na nossa “Arca Digital”, na ferramenta Padlet. Combatemos assim a distância e reforçamos o cuidado para com o nosso mundo.

Manuela Ferreira