Decorreu no passado dia 21/05/2022, sob o signo de uma casa onde todos acorrem e todos têm lugar, a Paróquia de Espinho uniu muitos amigos pela mesma ideia, construir de dentro para fora, porque só  assim se fazem e se tornam as construções humanas mais sólidas.

Um princípio de noite atarefado fazia crescer a expetativa de todos os que solidariamente acompanham o trabalho de Missão que vem sendo desenvolvido pela Paróquia na Guiné, sob a contagiante responsabilidade pastoral e, por que não dizer, missionária, do senhor padre Artur.

Tendo em vista um espaço com todas as condições técnicas e de logística, a  Solverde juntou-se à causa, permitindo dispor-se da sala de cinema do Casino de Espinho como Plateau ideal para um Sarau Cultural muito diverso. Ali chegados, os ecos visuais de África faziam-se sentir em artigos espalhados por bancas solidárias, que procuravam potenciar, seguramente, o valor económico que toda esta iniciativa procura angariar e da qual também depende para a prossecução do projeto  uma Escola na Guiné que nunca se esgota na sua construção. Caso para dizer justamente que o caminho para aquele país africano passa também pelo serviço dos muitos voluntários que têm aderido a esta causa, fazendo-a sua.

Crianças, jovens e adultos, unidos no único propósito expressivo de, através da arte, estreitar laços de solidariedade desde a dança, presente através de diferentes ritmos; música, magia e canto.

A conclusão deste Sarau decorreu ao som do Jazz, e que grande nota para esta escolha musical que agrega a improvisação, a combinação expressiva de outros estilos musicais e a essência africana, valores que norteiam todos neste trabalho de tantos. Na verdade, são propósitos que se  enleiam uns nos outros, considerando as palavras do padre Artur na despedida e conclusão deste Sarau.

Francisco Marques

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: