Festa da Eucaristia ou Primeira Comunhão 2024 | maio – junho

Cerca de 100 crianças do 3º ano de catequese celebraram a sua Festa da Eucaristia, ou Primeira Comunhão, distribuídas por 3 grupos, nos dias 26 de maio, 2 e 9 de junho.

Este foi o culminar de uma caminhada de 3 anos, em que os catequistas, em colaboração com as famílias, pároco e demais elementos da Comunidade Paroquial acompanharam o crescimento na fé destes novos discípulos de Jesus.

Para nós, catequistas, este é sempre um ano muito exigente, mas igualmente gratificante. É a primeira grande etapa da formação Cristã. Sentimos a responsabilidade, mas também a alegria do encontro semanal com “as nossas crianças”; sim, que elas não são nossas, mas é comum referimo-nos a elas nestes termos, pelo carinho que sentimos. Todos sabemos quão afetuosas são as crianças nestas idades e os laços que criamos durante estes 3 anos, ou menos, pois algumas crianças mudam de grupo, são laços de amizade que permanecem.  Na verdade, a descoberta de Jesus, o encontro com Ele é, antes de mais, o encontro com o outro, o descobrir Jesus no próximo. Quando olhamos para estas crianças e recordamos as primeiras sessões e celebrações e o seu percurso, ficamos de coração cheio. É maravilhoso acompanhar o seu crescimento, pessoal e na fé. Também elas nos ajudam a fazer o caminho.  Caminhamos juntos.

Os dias que antecederam a Festa da Eucaristia foram de preparação mais intensa. O retiro é sempre um momento alto e este ano não foi exceção. Depois de uma manhã de preparação com as irmãs Cândida, Ana e Maria, de momentos de reflexão e brincadeira, juntaram-se a nós os pais para um almoço partilhado e terminou com um belíssimo momento de adoração ao Santíssimo. No entanto, o convívio continuou mais um pouco, pois a generosidade dos pais fez com que houvesse comida para o lanche e ainda alguma para a cantina social. Algumas famílias terminaram este dia juntas, na celebração da Eucaristia das 17 horas,  na Capela de S. Pedro

A véspera da Celebração foi o dia, de pela primeira vez, receberem o sacramento da reconciliação, ou confissão. Quase todos sentiam e partilharam com os catequistas o nervoso miudinho de dizerem ao sr. Padre os seus pecados, ou seja, as suas faltas de amor. No entanto, o nervoso miudinho deu afinal lugar a um alívio, a paz e alegria, expressos por muitos e visível também no rosto de muitos que o não expressaram.

Domingo, por volta das 15 horas, tudo estava preparado. Faltava apenas viver a celebração e este grande momento com alegria e fé. Os pais e familiares aguardavam na igreja a chegada da procissão. A alegria das crianças era visível nos seus rostos e na forma como entraram na igreja, a cantar, felizes, acompanhados pelo Padre Artur, seus catequistas e acólitos:

Que alegria quando me disseram:

 “Vamos para a Casa do Senhor “

A Celebração da Primeira Comunhão foi vivida com intensidade, fé e alegria pelas crianças, alegria igualmente estampada nos rostos da assembleia. 

Para além do agradecimento aos acólitos, os catequistas do 3º ano gostariam ainda de agradecer à sua Coordenadora, Margarida Soares, sempre presente e atenta, bem como à maestrina Vera e ao magnífico coro de crianças que tornou as 3 celebrações ainda mais belas.

Os catequistas do 3º ano de 2024

Deixe um comentário