Bodas de platina da  Irmã Isabel Soares Moreira | 17 novembro

Notas biográficas da Irmã Isabel Soares Moreira, Franciscana Missionária de Nossa Senhora (FMNS)

A Irmã Isabel Soares Moreira, Franciscana Missionária de Nossa Senhora, nasceu no dia 1 de Novembro de 1930, por Divina Providência, num sábado, na freguesia de Espinho. Foi batizada, na 2.a feira, dia 17 do mesmo mês. Recebeu Jesus, pela primeira vez, em 1937, em Rio de Galinhas – Marco de Canavezes e fez a Profissão de Fé, na altura, Comunhão solene, em 25 de Agosto de 1940, em Soalhães, também Marco de Canaveses. Recebeu o Sacramento do Crisma na sua Paróquia natal, em 1945.            

Sentindo o chamamento do Senhor, entrou no Noviciado, em Santa Cristina do Couto, Santo Tirso, num domingo, dia 13 de Outubro de 1946. Aí, tomou o Hábito em 25 de Maio de 1947, recebendo o nome de Elisa de Jesus. Fez a sua Profissão Temporária  no dia 26 de Maio de 1949 e a Profissão Perpétua em 25 de Agosto de 1952.

No 2.o ano do Noviciado, a Irmã Isabel foi para o Ninho dos Pequeninos, Estarreja, tratar de crianças e, depois, para o Hospital de Aveiro, onde exerceu a enfermagem.  Em 25 de Novembro de 1952, partiu para Moçambique, Lourenço Marques, pois aí era necessária a sua presença. Lá prestou serviço nas escolas, no dispensário e na igreja. Em 22 de Agosto, dia do Imaculado Coraçao de Maria, foi colocada em Mavila, missão de Inhambane, onde continuou a exercer a enfermagem e a cuidar dos leprosos, dedicando-se também à promoção da mulher. Como se pode deduzir, a nossa Irmã Isabel sempre se deu à causa dos pobres.

Celebrou os seus 25 anos de consagração – Bodas de Prata – em Zavala, Mavila, em13 de Outubro de 1971.

Em 1975, bastante doente, regressou a Portugal, tendo-se instalado em Airó. Após ter recuperado a saúde, começou a visitar os doentes, idosos e pobres, lema que sempre a norteou na sua missão de FMNS. No ano seguinte, passou para Gondomar, onde exerceu, durante vários anos, o trabalho de sacristã e ocupando grande parte do seu tempo a visitar idosos e doentes, assim como na catequese e a orientar um grupo bíblico.

Em 1992, foi criado o núcleo regional do Porto da Associação Portuguesa dos Amigos de Raúl Follerau (APARF). A Irmã Isabel foi escolhida para sua presidente, revelando um dinamismo singular no exercício deste apostolado em favor dos leprosos. Precisamente em Gondomar, fundou também a Associação dos Amigos de Raúl Follerau, levando praticamente toda a população cristã a interessar-se e a rezar pelos nossos irmãos leprosos e pelos mais rejeitados da sociedade. Através deste movimento, tem conseguido apoios para esta Associação que ajuda os mais carenciados em São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique e apoia as nossas Irmãs missionárias neste campo tão vasto de famintos  em todos os sentidos.

Celebrou o seu Jubileu de 50 anos em 27 de Julho de 1996, na Quinta da Azenha em Gondomar e, em 13 de Outubro, na sua Paróquia natal.

Como ainda se celebrava o Jubileu de 60 anos, a contar do dia da entrada na vida religiosa, a Irmã Isabel, também os festejou em 2006, em Gondomar.

Feliz por se ter dado sempre, de alma e coração e como missionária, à causa dos mais abandonados, na Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, agora continua a louvar o Senhor pela vida que lhe deu até hoje. Celebrou o seu Jubileu de 75 anos na Capela da Comunidade da Quinta da Azenha, em 20 de Julho de 2024.

Alma cheia de Deus e de amor a Nossa Senhora, de Quem tem sentido o amor maternal, confia-lhe diariamente as preocupações de todos os que se dedicam pelos que nada têm, e pelo mundo inteiro.

Resta-nos agradecer ao nosso tão Bom Deus e louvá -l’O por tantas maravilhas e pedir-Lhe que abençoe a sua vida tão cheia d’Ele e atraia vocações para O servir como a nossa Irmã O serviu e ainda serve, por meio do apostolado da palavra, da oração e do sorriso.

Deixe um comentário