Festa da Palavra | SENTIR E PENSAR IGUAL A VIVENCIAR | 21 janeiro

Quando falamos no sentido comum da palavra festa, quem não gostaria de participar? Trata-se,  indubitavelmente, de um momento de alegria, partilha e emoção…Mas atenção que esta festa que vamos proferir não é uma festa qualquer! É uma festa especial com tudo o que possam imaginar! É a Festa da Palavra! Uma etapa de preparação para a celebração da Primeira Comunhão. Na qualidade de uma família que acompanha a sua filha nesta caminhada, testemunhamos,  com satisfação, a celebração vivenciada no passado dia 21 de janeiro de 2024, ainda no Centro Pastoral (com contagem decrescente para o nosso reencontro, tão desejado, na nossa querida Igreja Matriz rejuvenescida e esplendorosa). Foi um momento indescritível! Perdão, descritível…de questionamento, interiorização, participação, aprendizagem, colaboração, união, amor… As palavras não se esgotam  para caracterizar tal magnificente festa. Sentimo-nos essência verdadeira, de corpo e alma. Através da Palavra de Deus, tornamo-nos mais próximos de Jesus.

Um dos momentos  enaltecedores foi a entrega da Bíblia aos pais pelo Sr. Padre Artur para entregarem aos filhos. A este propósito, lembramo-nos das palavras do Papa Francisco: “As palavras das Sagradas Escrituras não foram escritas para permanecer presas nos papiros, nos pergaminhos ou no papel, mas para serem recebidas por uma pessoa que reza, fazendo-as brotar no próprio coração. A palavra de Deus chega ao coração”. É a palavra de Deus em palavras humanas. Devemos aceitar este desafio! Abramos os nossos corações! Sejamos pescadores de homens!

Palavra…
Palavra, a melhor arma para silenciar, proclamar ou manifestar!
Ouvir para poder dar voz!
Dar voz para transmitir!
Transmitir para interagir!
Interagir para sentir!
Sentir para pensar!
Pensar para vivenciar!
Éis o encontro com Jesus!

Só precisamos de estar atentos. Atentos aos sinais de que nunca estamos sós. E que acreditamos num mundo melhor se vivermos a Palavra com tempo, como um todo e com todos. O coração de Jesus está aberto para receber não só quem fez, faz ou fará este caminho…já que a Comunhão implica participação mútua, receber o Sacramento da Eucaristia genuína e gratuitamente.

Lançamos um desafio ao leitor, convidamo-lo a pensar na Palavra…

… Palavra Esperança, Palavra Justiça, Palavra Paz, Palavra Amor, Palavra Afirmativa, Palavra Incontida…com qual delas se identifica mais? Palavra Eterna. Obrigada pela vossa atenção.

A Família Ferreira

Deixe um comentário