As palavras proferidas pelo papa Francisco em Lisboa nas Jornadas Mundiais da Juventude, foram o mote para o dia de trabalho no plenário do Conselho Pastoral.
O encontro realizou-se no dia 9 de Setembro, no Colégio do Sardão, e foi dedicado à reflexão, escuta, discernimento e partilha.
Os representantes dos diversos setores e movimentos paroquiais partilharam as suas reflexões, identificaram problemas, receios e propostas para o novo ano de 2023/24.

- Perante os desafios que são colocados à Igreja, em particular à comunidade de Espinho, é necessário ter presente que antes de agir importa ter disponibilidade para aprender a escutar. Este exercício de escuta implica ter capacidade para parar, refletir, discernir, vivendo, assim segundo o chamamento de Jesus.
Percebendo e sentindo que este repto para o discernimento é uma tarefa complexa, toda a comunidade deve ter como suporte as palavras de S. Paulo “Fiz-me tudo para todos para conseguir alguns”.
Deste modo, todos aqueles os que querem caminhar, a partir do chamamento de Deus, pelo Amor, são chamados e implicados a ser agentes da mudança, a fazer e a construir comunidade.
Jacinta Barros

Deixe um comentário