Os jovens que se preparam para embarcar nas Jornadas Mundiais da Juventude de Lisboa em 2023 estiveram presentes na Festa da Nossa Senhora D’Ajuda, como forma de primeiro passo para a angariação de fundos para esta aventura. O desafio consistiu na abertura de duas barraquinhas para deliciar a comunidade, uma com foco na doçaria e outra nos salgados.
Neste desafio foram mobilizados esforços de todos, desde os jovens, às famílias e comunidade que contribuíram para que o balanço fosse muito positivo a todos os níveis. Dizem que não devemos “dar o peixe”, mas “ensinar a pescar”, ora estes jovens convenceram as suas famílias a confecionar as suas melhores especialidades e asseguraram o funcionamento das barraquinhas, nas quais não faltou animação. O espírito de entreajuda foi fomentado, a palavra e sorrisos partilhados de forma genuína, a responsabilidade assegurada e a comunhão vivenciada.
O lema das JMJ Lisboa 2023 é «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39).
O Papa Francisco menciona numa mensagem direcionada aos jovens que “O tempo de nos levantarmos é agora. Levantemo-nos apressadamente!”.
O caminho é longo, mas o tempo chegou e foi recebido de coração aberto por todos.
Sara Gonçalves

Deixe um comentário