“Porque este mundo é a nossa casa, temos de fazer dele uma casa para todos.”

A Comunidade Paroquial de Espinho aceitou o desafio das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras e o projeto Casa Fiz do Mundo – Guiné avançou já no ano de 2017. Toda a Paróquia se envolveu neste projeto, participando nas diversas atividades de angariação de fundos e em momentos de oração. Durante um mês, um grupo de voluntários esteve na Guiné e desenvolveu um trabalho no âmbito da assistência médica,  da formação de educadores de infância e professores do ensino básico e da dinamização de aprendizagens que corresponderam às principais necessidades  sentidas (primeiros socorros, higiene pessoal, ambiente, informática).

O grande objetivo do projeto é a construção de uma Escola do 1º e 2º ciclo em Buba (já iniciada), capaz de assegurar o ensino e o acompanhamento das crianças. A Diocese de Bafatá encarregar-se-á da criação de uma Escola do 3º ciclo e secundário, dando seguimento ao projeto inciado e garantindo-se, assim, a continuidade  do ensino profissionalizante do 7º ao 11º ano na área da agricultura, principal setor económico do país.

O grupo de voluntários mantém-se ativo e prepara o regresso à Guiné, em Missão já em 2019 para finalizar a obra contando, para isso, com a colaboração de todos.

Esta Missão na Guiné tem sido uma fonte de enriquecimento para a nossa Comunidade, porque nos abre à construção de laços que nos humanizam e fortalecem a nossa vivência da fé.