Estamos convencidos que a curiosidade esteja ao rubro sobre as nossas obras da Igreja.

Muita ação aconteceu assim como desafios, desde a nossa última comunicação.

Os trabalhos avançaram nas Sacristias para acabamento de paredes e tetos, bem como das casas de banho.

Mas o palco principal dos trabalhos passou a ser o Presbitério e a Nave central.

Avançamos com a proteção e remoção das imagens dos altares da nave.

Levantamos todo o soalho, em que confirmamos a degradação do mesmo, mas tivemos uma boa surpresa, de que não seria necessário encher com betonilha na altura inicialmente prevista em projeto, pois a cota de pavimento estava boa para os trabalhos de impermeabilização necessários.

Trabalhou-se no teto do Presbitério, retificando fissuras e outros danos estruturais, partindo depois para o acabamento em arco perfeito!

Continuando no Presbitério, enquanto os trabalhadores foram de férias, entraram em obra os técnicos especializados na recuperação dos azulejos do Presbitério assim como do Batistério. Tem sido um trabalho desafiante, minucioso por parte dos técnicos e estamos expectantes que o resultado será uma boa surpresa para todos.

Estamos esta semana a começar a desmontar alguns andaimes desta zona, pois o teto já se encontra finalizado, deixando os necessários para o trabalho nos azulejos!

Outra zona de intervenção foi o Batistério. As paredes estavam ocas e os azulejos em perigo de cair. Avançou-se com os trabalhos de fixação dos azulejos, mas chegamos à conclusão de que o melhor seria retirar tudo, catalogar, picar as paredes e aplicar os produtos necessários, a fim de que os azulejos fiquem aplicados por mais 100 anos.

A Pia Batismal teve de ser removida, mas para evitar risco de acidente, acabou por apenas ser içada no local. Hoje já se encontra novamente posicionada na sala a aguardar os restantes acabamentos da mesma.

Tanto no Batistério como na Sala da Luz (antiga capela mortuária), foram criados mais acessos para além dos existentes, que vão ser uma boa surpresa para todos.

Um dos desafios com que nos deparamos e fora do âmbito desta empreitada, foi a necessidade de avaliação do telhado. Não compreendíamos a humidade interior nas paredes dos transeptos, norte e sul, e tínhamos de saber a causa de forma a intervir. Não valeria a pena estar com obras no interior se estivesse a entrar água pelo exterior. Mais cedo ou mais tarde estaríamos com o mesmo problema.

Assim avançamos com o estudo e avaliação do telhado exterior e temos o relatório para intervenção. Não estava previsto na empreitada, mas vamos ter de intervir no telhado, corrigindo telhas partidas, retificação de rufos em zinco e melhoria de acabamentos em pontos críticos onde a água se pode infiltrar facilmente.

As paredes dos Transeptos foram picadas de alto baixo, para respirarem e a humidade sair. Já estamos a rebocar as mesmas com produtos apropriados para que as fissuras e a impermeabilização seja a adequada. Verificamos algumas fissuras para com o exterior no topo das paredes, junto ao teto, que vamos corrigir.

No piso 1, por trás do órgão, foi demolida a escada de acesso à torre, e corrigidas as paredes. Hoje já conseguimos ver mais um vitral quando estamos na nave a olhar para a zona do órgão!

A zona está a ser preparada estruturalmente para receber a nova escada metálica a instalar por trás da zona do órgão de tubos.

No que respeita a especialidades, nomeadamente parte elétrica e som, a infraestrutura de tubagens foi colocada. Aguarda agora a fase seguinte de cablagens.

Estamos a fazer ensaios de iluminação para que a solução a instalar seja otimizada em termos de luz, segurança e sustentabilidade.

Convidamos a comunidade a agendar visita às obras, para que também sintam o que nós estamos a sentir. Energia positiva e alegria.

Bem hajam.

23 Outubro 2022
Conselho económico

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: