Foi no final da primeira semana de setembro deste ano que a nossa paróquia decidiu abandonar o seu lugar habitual para se entrosar de forma especial no seio da nossa cidade, com as já familiares viagens ao pôr do sol.
Em plena época balnear, montamos na praia a nossa tenda, celebrando nela a alegria da nossa fé.
Esta grande celebração começou na primeira noite pela exposição do filme “Milagre da cela 7”, onde, em comunidade, pudemos olhar para o cinema como um outro grande espaço de formação pessoal.
No dia seguinte, sexta-feira, foi a vez de celebrarmos uma outra grande herança que nos une – o desporto. De entre o seio da Pastoral Juvenil da paróquia, surgiram várias equipas de voleibol e futebol que puderam participar em dois torneios de praia organizados entre os jovens, nos quais a alegria de se pertencer a este belo grupo se mostrou contagiante. Foi nesta noite que, em comunidade, celebramos a habitual oração de Taizé da nossa paróquia, desta vez na praia, embalados pelo murmurar das ondas, que, juntamente com a nossa oração, nos fizeram ainda mais mergulhar no íntimo do nosso coração para sermos relembrados da beleza que dele brota a cada momento.
As jornadas encerraram no sábado que se seguiu, com a celebração da eucaristia na praia, com vista privilegiada para o pôr de sol. Foi um momento especial, no qual foi possível partilhar a beleza do nosso culto com aqueles que passavam pela esplanada e que, curiosos, iam ocupando os restos de muro ainda livres.
Destes três dias de azáfama, emoção e muita alegria, podemos dizer que nasceu uma pastoral juvenil e uma paróquia mais unida e motivada para, assim, dar início a mais um ano pastoral que se avizinha e se adivinha repleto de trabalhos, mas enriquecido também de muitas alegrias.
Bruno Silva