Ária (Cantilena) da Bachiana Brasileira n° 5 – Heitor Villa-Lobos 

Villa-Lobos (1887 – 1959) foi um compositor, maestro e instrumentista brasileiro, o mais importante e conhecido compositor erudito do Brasil, que também teve uma carreira internacional notável.

 Desde muito novo, influenciado por uma tia, pianista e admiradora do Cravo Bem Temperado, Villa-Lobos sentiu-se atraído pela música de Bach, o que constituiria uma verdadeira paixão e fonte de inspiração para todo o seu trabalho. Em homenagem ao mestre alemão, compôs as Bachianas Brasileiras, uma série de nove composições que abrangem o período de 1930 a 1945.

 Nessas suites, escritas para formações diversas, sete são exclusivamente instrumentais, uma para coro ou orquestra de cordas (podendo assim também ser apenas instrumental), e a quinta para soprano e oito violoncelos. Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro, em especial música caipira (de São Paulo, cujas origens, remontando à segunda década do séc. XX, recorriam habitualmente às vozes mais agudas e nasaladas), com formas musicais ao estilo de Bach. 

A Bachiana nº 5 é a mais popular de todas e provavelmente a obra de música erudita brasileira mais conhecida universalmente. É uma obra de grande beleza, realçada por o violoncelo ser o instrumento timbricamente mais semelhante à voz humana. Tem duas partes, bastante diferentes rítmica e melodicamente entre si.

 A versão apresentada da primeira parte (Ária) é magnificamente interpretada por Bidu Sayão (1902 – 1999), soprano brasileira e uma das maiores de todos os tempos, que teve uma carreira internacional de grande sucesso, embora hoje esteja algo esquecida, e revela com grande beleza todas as nuances e subtilezas da obra.

António Lima

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: