“(…) Só costurada pelo amor a minha fragilidade une os espaços fazendo vida.”
Pe. Artur Pinto
No dia 11 de setembro, integrado nas comemorações em honra da Nossa Senhora da Ajuda, “abrimos” o ano letivo com a celebração solene do Envio dos Professores. Numa manhã solarenga, o espaço da capela de Sta. Maria Maior, congregou as diferentes comunidades escolares do concelho, particularmente, os professores, para a celebração, já habitual, mas sempre renovada, do envio dos professores. Estavam presentes professores, membros das direções e outros membros das diferentes comunidades educativas da cidade/concelho. Foi o tempo para escutar a Palavra, trazida, de um modo muito especial, para a vida dos que eram enviados, relevando, de um modo muito especial, a centralidade que, na missão do professor, deve ser dada ao Humanismo.
A Escola faz-se de pessoas que criam relações, dos mais diversos tipos … de proximidade, de confiança e, só depois, chega o conhecimento… o SABER, alicerçado no humanismo cria raízes e expande-se de uma forma bela, proporcionando vivências extraordinárias que, não raras vezes, deixam marca na memória dos intervenientes – professores e alunos.
A celebração em comunidade recentrou o papel do professor que, só, pouco consegue! A comunidade é essencial para todas as realizações, incluindo a de professor.
“Costurar” com Amor, como rezamos na oração, criada pelo Pe. Artur, para este dia especial, é o Caminho.
Bom ano letivo para todos os professores!
Carlota Madeira