A convite da minha amiga Virgínia, no passado dia 10 de junho, participei num maravilhoso e inesquecível jantar de solidariedade promovido pelas diferentes estruturas da Paróquia de Espinho a propósito de uma causa maior – o projeto Casa Fiz do Mundo, em Buba, na Guiné-Bissau.

       Sob o lema “Educar para mudar o Mundo”, este evento surgiu a partir de um grupo de jovens paroquianos que no território guineense têm realizado ações de voluntariado nos domínios social e educativo traduzido no lema “todos são precisos para fazer deste mundo uma casa… a casa de todos nós”, conforme lembram os promotores da iniciativa de solidariedade. Tratou-se, pois, de uma exemplar iniciativa da Comunidade Paroquial de Espinho em colaboração com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras e que tem mobilizado jovens cristãos no apoio às crianças e jovens nos setores da ação social e da educação naquela antiga colónia portuguesa, desde material escolar e hospitalar, bens alimentares até à formação de professores e promoção de ações de formação em diferentes domínios.

        A Igreja tem de dialogar com o mundo e com as várias manifestações sociais. As comunidades cristãs não podem estar presentes só para aqueles que estão no seu interior, mas também para o mundo, como lembra o Papa Francisco.   Dando expressão ativa a esta ideia, a comunidade cristã mobilizou-se em peso no apoio e solidariedade traduzida nas mais de duas centenas de pessoas presentes no jantar. O importante é que a soma de pequenos gestos como a organização deste jantar solidário pode fazer a diferença, pois a unidade e a fraternidade e solidariedade cristã irão, com certeza, fazer toda a diferença com o escopo de alcançar os melhores resultados.

       Além disso, deverá servir, sobretudo, para que não possamos dar nada por garantido e que através da solidariedade ativa é possível estabelecer laços duradouros com todos aqueles que menos recursos têm ao seu dispor, como neste projeto missionário Casa Fiz do Mundo.

António Mário Coimbra

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: