Hoje, dia 30 de abril, realizou-se mais uma recolha de papel em virtude do dia da Casa Comum. Esta iniciativa, ao lado de tantas outras dinamizadas pelos jovens da nossa paróquia, visa recolher fundos para a missão deste verão que terá lugar em Buba (Guiné).

O dia da Casa Comum é sempre pautado pela comunidade e pelo ambiente de partilha multigeracional. Juntos trabalhamos em prol de uma causa à qual entregamos livremente o coração. E com o coração, o nosso esforço e trabalho juntamente com a dedicação e prontidão de tantos que fazem a Casa connosco.

Todos somos chamados a fazer Casa fora de Casa, isto é, a construir comunidade fora do nosso conforto e daquilo que já nos é conhecido. Talvez este seja um dos grandes desafios do nosso tempo… Nos contextos difíceis que vivemos, onde as nossas seguranças e certezas são constantemente postas à prova, é importante que não nos coloquemos à margem do mundo, ou seja, que não nos tornemos indiferentes ou alheios à fragilidade humana. Porventura, seria mais fácil suspender ou adiar a nossa humanidade para um momento de maior estabilidade, onde nos encontrássemos com todas as condições sonhadas. Porém, somos permanentemente convocados ao desafio que nos traz o presente: o desafio de agir agora, cedendo o nosso olhar atento ao próximo.

Deste modo, este é o nosso convite a toda a comunidade: assumir o compromisso da humanidade ao tomar parte ativa na construção de comunidade. De outro modo, convidamos todos para lançarem à terra sementes geradoras de fruto para que, em comunhão, possamos germinar. Convidamos à continuação da construção de uma Casa Comum com as portas escancaradas para a vida e para o amor, onde se torne possível o reconhecimento das obras de Deus e a vivência da fé.

“Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.” (João 12:25)

Maria Sá

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: