“Deixe o ímpio o seu caminho e o homem perverso os seus pensamentos. Converta-se ao Senhor, que terá compaixão dele, ao nosso Deus, que é generoso em perdoar”

A Vigília Pascal ou Grande Vigília, considerada a ” mãe de todas as Vigilias”, precede o Domingo da Ressurreição. Representa a Alegria dos cristãos e, no íntimo de cada um, a palavra “Aleluia”, torna-se intensa, daí, a vontade de  bradar bem alto “Aleluia, Aleluia , Cristo ressuscitou!” . Mas, antes de o fazer há toda uma celebração, longa, sim, mas que enche de alegria o coração de todos os que nela participam.

A preparação é cuidadosa para que todos os momentos desta celebração solene sejam significativos e harmoniosos. Os cânticos desempenham um papel muito importante em toda a celebração.

O início da celebração dá-se fora da igreja, onde o fogo novo é abençoado. Este fogo simboliza o dissipar das trevas e todo o esplendor de Cristo Ressuscitado. Este fogo acendeu as velas da assembleia, bem como o círio Pascal, a Luz que estará presente em cada igreja até à próxima Vigília Pascal. Recordamos, assim, que Cristo é a Luz do Mundo, um farol, nos tempos conturbados que vivemos.

A solenidade desta celebração, assenta, também ela, no número de leituras que são lidas e por todos os salmos que são entoados. Momento sublime, este! Todos os salmistas foram extraordinários e…o último salmo, parecia entoado por anjos!

Após a celebração da Liturgia da Palavra, entoa-se a ladainha de todos os santos; em seguida a água da pia batismal é solenemente abençoada. Este foi o momento especial para um catecúmeno, em plena comunhão com a comunidade, ter sido batizado. É o primeiro a receber a água e a Luz que vão batizar, por um ano, todos os irmãos que celebrem o seu. Após a celebração deste sacramento da iniciação, a comunidade renovou, também ela, os seus votos batismais e recebeu a aspersão da água batismal.  A celebração prosseguiu, com a marca  da solenidade da primeira Missa do dia de Páscoa.

O fim da celebração foi marcado pelo “envio das Cruzes” que iriam presidir à visita Pascal de domingo, tendo sido dado particular relevo à catequese do 10º Ano, como “enviados de Cristo” a anunciar a maior Boa Nova para os cristãos –“Aleluia , Aleluia, Cristo Ressuscitou!”

Carlota Madeira