Escuteiros | Agrupamento 274 S. Jorge de Espinho |  Celebração dos 97 anos de Escutismo em Espinho

A 1 de Abril de 1925, menos de 3 anos passados desde a criação do Corpo Nacional de Escutas, liderado por Ângelo André de Lima, com o apoio de Alberto Rodrigues de Carvalho e tendo como Assistente o Pe. Manuel Joaquim Tavares, abre oficialmente o Grupo 17 Nun’Álvares Pereira, surgindo assim a formação dos primeiros Escuteiros da nossa cidade. Podemos seguramente afirmar que desde esse momento temos Escuteiros por cá e assim, este ano, tivemos a honra de poder celebrar os 97 Anos de Escutismo em Espinho. Este Grupo, que mais tarde se tornou no Agrupamento 274 S. Jorge de Espinho, assinalou esta data dando início à preparação da celebração dos 100 Anos, lançando o mote “Rumo aos 100 no Escutismo em Espinho”. Este mote quer estimular a celebração que teremos em 2025, mas quer também assinalar o objetivo de crescimento do Agrupamento, relembrando a todos da presença do Movimento Escutista na nossa Cidade, que se mantém fiel até hoje ao seu objetivo educativo de formação integral dos jovens e Crianças em todas as suas áreas de desenvolvimento (Físico, Afetivo, Caráter, Espiritual, Intelectual e Social).

No passado dia 02 de Abril, o Agrupamento 274 marcou o dia com algumas iniciativas, celebrando o seu aniversário. Houve a participação na Eucaristia Comunitária, um Jantar Partilhado com os Escuteiros (atuais e antigos), Pais, Familiares e Amigos. Encerramos a noite com um Fogo de Conselho, bem ao jeito Escutista, que com canções, gritos e algumas pequenas peças de teatro nos fizeram relembrar esta história já grande do nosso Movimento em Espinho. Deixamos um agradecimento ao apoio da Câmara Municipal de Espinho que, na manhã desse dia, nos acolheu e disponibilizou o Parque de Campismo, onde duas secções estiveram em regime de acampamento.

O Corpo Nacional de Escutas é a maior organização de juventude em Portugal, contando com mais de 70.000 Escuteiros em mais de 1.000 Agrupamentos e onde todos os Jovens e Crianças entre os 6 e os 22 Anos podem usufruir do seu Programa Educativo, implementado através do Método Escutista.

Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português – Agrupamento 274 S. Jorge de Espinho

www.impisa.netgeral.274@escutismo.pt

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: