Vespro Della Beata Vergine – Claudio Monteverdi

Monteverdi (1567 – 1643) foi um compositor, maestro, cantor e gambista italiano, tendo tido uma contribuição fundamental na passagem da música polifónica renascentista para o Barroco e sido um dos compositores mais influentes de toda a história da música erudita.

As Vespro Della Beata Vergine (Vésperas da Virgem Maria) são um conjunto de peças publicadas em 1610, juntamente com outras obras sacras. Muitos devem ter contribuído para que Monteverdi fosse convidado para o cargo de Mestre de Capela da Basílica de S. Marcos em Veneza, um cargo de grande prestígio e muito bem pago. Para além de S. Marcos, padroeiro da cidade, os venezianos têm uma grande devoção à Virgem Maria, e foi nesta cidade que lhe foi atribuído o título de “Estrela do Mar”

A obra conjuga magistralmente vários estilos e conjuntos de cantores e instrumentos, constituindo um todo muito equilibrado e harmonioso. É uma música esplendorosa e fulgurante (e também longa; cerca de 90 minutos), que deixa no ouvinte uma sensação de grande plenitude.

A versão sugerida foi gravada em 1989 na Basílica de S. Marcos em Veneza, onde, como referido, o compositor trabalhou, durante cerca de 30 anos.

A audição pode ser complementada com um breve documentário protagonizado pelo maestro, John Eliot Gardiner, muito interessante, onde este analisa a obra e a sua relação com a cidade 

 António Lima

foto de freepik.com 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: