War Requiem – Benjamin Britten

Britten (1913 – 1976) foi um compositor, maestro e pianista inglês, considerado um dos mais importantes compositores ingleses do séc. XX.

O War Requiem foi composto para a consagração da nova Catedral de Coventry, construída após o final da II Guerra Mundial (em 1940 a antiga catedral foi destruída nos bombardeamentos à cidade). O Requiem não pretendia ser uma obra de glorificação dos soldados britânicos ou da Grã-Bretanha, mas uma manifestação pública das convicções pacifistas de Britten, bem como uma denúncia da maldade da guerra. A obra também pretendia ser um aviso para as gerações futuras sobre a insensatez do homem pegar em armas contra o seu semelhante. 

Trata-se de uma obra bastante extensa (cerca de 80 minutos) e de uma grande envergadura: está escrita para três solistas, uma orquestra de câmara, um coro completo, uma orquestra principal, um coro infantil e órgão.

 Tem por base o texto em latim da Missa de Defuntos e ainda vários poemas escritos por Wilfred Owen, poeta que comandava uma companhia de infantaria quando foi morto no final da I Guerra Mundial.

A obra em si é muito rica e complexa, com passagens de grande intensidade e outras muito introspectivas, contrastes fortíssimos e uma tensão quase permanente. Desenrola-se como um diálogo entre o texto da Missa e os poemas de Owen, descrito como uma “justaposição irónica”, em que o primeiro corresponderia a uma situação ideal (sem a queda do Génesis) e os segundos o mundo real e terrível que a humanidade construiu, desembocando na guerra.

A versão sugerida foi gravada em 1963 e dirigida pelo compositor. Os solistas são precisamente aqueles para quem Britten escreveu a obra; um barítono alemão (Dietrich Fischer-Dieskau), uma soprano russa (Galina Vishnevskaya) e um tenor britânico (Peter Pears), pretendendo assim demonstrar também a importância da reconciliação entre as partes envolvidas na guerra.

 António Lima

foto de freepik.com 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: