
No dia 05 de Fevereiro, o 3º ano da catequese de Espinho teve a oportunidade de viver uma celebração com um significado especial: a Festa da Luz. Uma festa que ajuda a percorrer o caminho das trevas para a luz, fazendo a experiência de se deixarem iluminar pelo Círio Pascal, onde acenderam as suas velas do Batismo. Simbolicamente, o Círio Pascal ajuda-nos a compreender a força da vida de Cristo Ressuscitado, Luz que ilumina a nossa vida. Ao acender nele a nossa vela do Batismo, expressamos a vontade de nos deixarmos iluminar e guiar por Ele.
Esta festa é também um momento para recordar a força da vida que recebemos no Batismo, e que as crianças irão fortalecer participando no alimento da Eucaristia, pela Comunhão que irão viver pela primeira vez este ano.
Ao acender as velas, as crianças podem ver aqueles que os rodeiam, sinal de como a vida que recebemos de Jesus nos leva a ter atenção aos outros, a viver o amor: quem não ama vive nas trevas! Partilhando essa chama com os seus pais, tornam-se eles mesmos portadores do amor de Jesus que quer estar presente em cada família.
Margarida Soares