“Tema prioritário sempre presente ao longo da vida da igreja”, foi com estas palavras que o padre Sérgio Leal deu início à sua conferência. Assim vivemos o tempo oportuno, o Kairos, para em conjunto construirmos igreja.

Ao explorar a palavra, explicou que esta nos indica um Caminho conjunto e propõe um modo de ser igreja – povo que caminha na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Para respondermos ao desafio, importa descobrir o que Deus quer de nós aqui e agora, porque quer a Realidade social e cultural quer o evangelho pedem sinodalidade. É necessário abandonar o pessimismo paralisante e um positivismo desencarnado. E ter consciência que a conversão é primeiramente individual, a grande mudança começa em nós.

Vivemos num horizonte de biodiversidade cultural não só a cultura da mudança, mas a mudança de época. A mudança como cultura.. A proposta eclesial não é a única. É preciso saber habitar este tempo, rumo a uma permanente conversão pastoral. Essa conversão precisa de todos e de uma pedagogia participativa.

Nas raízes bíblicas da sinodalidade, encontramos uma igreja que não vive de maioria nem de minorias, mas de consensos e comunhão. O mais importante não é o que pensa cada um é o que pensamos em conjunto A igreja Sinodal é a igreja da escuta e do falar a todos. Falar com liberdade e escutar com humildade. Jesus falava às multidões e depois a cada um em particular. Outro aspeto importante é o governo pastoral, porque a elaboração da decisão é Sinodal e a tomada de decisão é ministerial. Assim se sublinham algumas ideias partilhadas pelo padre Sérgio, que podem ser aprofundadas com a leitura do seu livro “O caminho sinodal com o Papa Francisco”.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: