A Metamorfose dos Pássaros,  neste filme tudo é simples: planos muito aproximados de objetos que descrevem uma vida; e quando se estica na distância, alongando a cena com movimentos gentis, nasce algo que só pode ser poesia. Quase tudo o que é filmado se narra, e a música abunda; a história vai-se fazendo com calma, entretecida em todas as partes formais que compõem o filme. Há pinturas, e há imagens que são autênticos quadros; naturezas-mortas elegantes e austeras, e uma curiosidade infantil pela cor do mar, pela cor das plantas. A narrativa discorre, lentamente, como um novelo que se transforma em tecido. É um retrato familiar, sem dúvida; mas quem são os atores — e de quem é a história?

Era uma vez ….

 …a Beatriz e o Henrique que se casaram no dia em que ela, Beatriz, fez 21 anos de idade. Ela era uma árvore com raízes profundas, enquanto ele, marinheiro, pairava no mar. A sua relação fez-se de cartas, telegramas e até um vinil: no lado A uma carta, no lado B as vozes dos seis filhos.

Como oficial de marinha, Henrique passava largas temporadas no mar. Em terra, Beatriz, que aprendeu tudo com a verticalidade das plantas, cuidou dos seis filhos. Jacinto, o filho mais velho que sonhava poder ser pássaro, é pai da realizadora Catarina Vasconcelos. Um dia, subitamente, Beatriz morre. Beatriz não morreu subitamente, mas morreu quando Catarina tinha 17 anos de idade. Nesse dia, Catarina e o pai encontram-se na perda…ao longo desta narrativa poética, os dois exploram a intimidade da relação familiar e a passagem do tempo, num percurso em que se apercebem de que partir é um requisito fundamental para o começo de algo novo. Enfim, A Metamorfose dos Pássaros é uma viagem entre a beleza dos afetos familiares e os sentimentos de perda. Misturando documentário e ficção, o filme parte da história da família de Catarina Vasconcelos, com especial foco na avó paterna que nunca chegou a conhecer, e na própria mãe.

Imagem de topo Gisela Merkuur por Pixabay 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: