Neste mês de novembro nós, novos jovens catequistas, tivemos a grande oportunidade de receber formações para o mundo de “dar catequese”. Foram sessões densas de conteúdos e aprendizagens, com abordagens de diversos temas sobre a catequese, tais como: “o que é ser catequista”, ” o que deve ser a catequese”, psicologia infantil, sinais nos mais novos aos quais  nós devemos estar atentos e depois como agir.  Retrospetivas interiores, o que podemos fazer em nós que facilite depois a partilha da nossa vida com o outro e etc. Recebemos bastante ajuda por parte das formações uma vez que chegamos sem conhecimento nenhum ou muito pouco sobre o que é realmente ser catequista e os cuidados que se devem ter.  As formações permitiram isso mesmo, novos olhares sobre a catequese e uma base mais sólida para formarmos o nosso caminho coletivo.

Sinto que foram sessões que nos acenderam luzes para o futuro, que nos abriram os olhos para um mundo de coisas que desconheciamos sobre a catequese e, no fundo, foram um grande passo para este nosso lançamento para o caminho de catequistas.

Inês Melo