Espinho abraçou em 2017 uma missão muito particular:

A Casa Fiz do Mundo,  uma Missão Humanitária que teve início já em 2007, na Ilha de São Tomé e Príncipe, por iniciativa de um grupo de colaboradores da Comunidade Católica de Carregosa, sob orientação do seu Pároco – e agora nosso  – Pe. Artur Pinto, com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Na Guiné Bissau, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras atuam na cidade de Bissau em duas frentes: no centro da cidade e no bairro de Antula, com um jardim de infância em cada comunidade. Em Buba a missão das Irmãs passa pelo apoio no Hospital ao nível dos cuidados de saúde e na gestão do Jardim de Infância, Casa Wilma “No Cudi Meninos”.

Este ano, preparamo-nos para uma terceira ida em Missão à Guiné, ao serviço deste projecto assente no lema “Porque este mundo é a nossa casa, é uma casa para todos”, propondo sempre propõe aos jovens da paróquia a dinamização da comunidade e a responsabilização por viver em missão – “ir em missão para vir em missão”. A missão é uma só: fazer deste mundo uma casa para todos, uma casa comum – com foco na nossa comunidade, na nossa cidade, na nossa Paróquia para depois podermos pensar em partir em missão. Os voluntários são divididos em grupos de trabalho,  encarregues de dinamizar atividades de angariação de fundos e bens materiais, preparando o regresso à Guiné, onde o trabalho dos voluntários abrangerá a assistência médica e o apoio ao nível da enfermagem, formação de educadores de infância e professores do ensino básico, assim como a formação nas mais diversas áreas, nomeadamente primeiros socorros, higiene pessoal e ambiental, informática, procedimentos laboratoriais, artes plásticas, entre outros, indo ao encontro das principais necessidades. Para concretizar este projecto toda a ajuda é preciosa, desde logo quando a comunidade se reúne em oração pedindo ao Senhor a bênção para a concretização e o crescimento pessoal e comunitário por esta via.