Todos juntos, rumo à Jornada Mundial da Juventude 2023

O que são as Jornadas Mundiais da Juventude?

São o maior evento juvenil promovido pela Igreja Católica que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana. A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019).

Nos dias 22 e 23 de outubro, a diocese do Porto promoveu o encontro “Porto de Partida”, onde foram apresentados os 22 Comités Organizadores Vicariais (COV) tendo em vista a Jornada Mundial da Juventude 2023 que será em Portugal. Escrevo, em Portugal porque apesar de ser em Lisboa, só o envolvimento de todo o país (jovens e menos jovens) tornará esta jornada uma verdadeira jornada de crescimento na fé. Nem só os que vão a Lisboa, participam, vai ser necessário o envolvimento de toda a comunidade, para acolher quem vem de outros países (dando o seu sorriso, dando alojamento, ajudando a organizar, a orientar… todos são essenciais).

S. João Paulo II, o Papa que criou as Jornadas Mundiais da Juventude desafiou todos “Não tenhais medo”. Este desafio é reforçado pelo Papa Francisco na receção dos símbolos da JMJ em Roma pelos jovens portugueses, “Não renunciemos aos grandes sonhos. Não nos contentemos com o que é devido. O Senhor não quer que restrinjamos os horizontes, não nos quer estacionados nas margens da vida, mas correndo para metas altas, com júbilo e ousadia. Não fomos feitos para sonhar as férias ou os fins-de-semana, mas para realizar os sonhos de Deus neste mundo. Ele tornou-nos capazes de sonhar, para abraçar a beleza da vida. E as obras de misericórdia são as obras mais belas da vida. Se tens sonhos de verdadeira glória – não da glória passageira do mundo, mas da glória de Deus, esta é a estrada; porque as obras de misericórdia dão mais glória a Deus do que qualquer outra coisa”.

Ao longo da preparação, serão divulgadas algumas atividades das quais se destacam a peregrinação dos símbolos da JMJ, cruz peregrina e ícone mariano, na diocese, em outubro de 2022, e as pré-jornadas, em julho de 2023, quando a diocese vai acolher vários participantes internacionais. Nos dias 22 e 23 de outubro, foi também lançado o novo site do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), onde se podem encontrar todas as informações relativas às JMJ.

Tânia Tavares, Comité Organizador Vicarial