“Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo” (Papa Francisco, in A Alegria do Evangelho, pág. 21)

É frequente ouvirmos dizer que as crises são momentos propícios para novas oportunidades e disso é exemplo a experiência Recoleção com o Evangelho à Distância.

Primeiramente, gostaríamos de salientar que as sessões online dinamizadas, às quartas-feiras, sob orientação do Padre Artur, fomentaram um melhor conhecimento dos membros integrantes dos vários grupos (catequese e comunidade) que, ao longo do ano pastoral, desenvolveram um intenso trabalho colaborativo de partilha de reflexões sobre a palavra de Deus.

Em segundo lugar, esta atividade revelou ter sido muito enriquecedora por nos levar a viver numa maior proximidade com Jesus, visto que tínhamos como ponto de partida o Evangelho dominical. Progressivamente, fomo-nos sentindo como a terra lavrada que alimenta, pacientemente, a semente.

Consequentemente, as reflexões sobre os desafios colocados pelas palavras de Jesus colocaram-nos no caminho de uma conversão interior. Desta caminhada, em comunidade, resultaram bons frutos tais como o fortalecimento dos laços de coesão entre os membros do grupo, bem como uma maior predisposição para sermos uma Igreja em transformação, que se reinventa para interpretar e se adaptar às necessidades da paróquia.

Por fim, não queremos deixar de salientar que as feridas expostas pela pandemia (confinamentos, lutos, distanciamento social…) constituíram, afinal, o pretexto para conferir à Recoleção com o Evangelho uma dinâmica renovada. Nesta modalidade online, que nos facultou uma maior intimidade com Jesus, foi possível fortalecer a nossa espiritualidade cristã que se faz viva no acolhimento, interiorização e transmissão do apelo do Evangelho para bem dos outros.

 Maria Paula Cardoso  ( sala da comunidade )

Imagem de pvproductions em freepik

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: