A Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho (ADCE), entidade promotora do Centro Comunitário “Espinho Mar-Espinho Terra”, que desenvolve a sua intervenção, nas freguesias de Silvalde e Anta, participou, nas ações da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorreu de 21 a 29 de novembro. A ação proposta designa-se de Re´Compota e teve como objetivo final, confecionar compotas diversas e marmelada para oferecer à Paroquia de Espinho.

Através do estabelecimento de parcerias com frutarias, mercearias, hipermercados e particulares, recolhemos fruta (não vendável), que com a participação das crianças/jovens e adultos abrangidos pelas atividades desenvolvidas no âmbito do Centro Comunitário, foi transformada em compotas e marmeladas.

No dia 24 de novembro, procedeu-se à entrega dos produtos confecionados, bem como de fruta e legumes doados à Paróquia. Aproveitamos também para fazer uma visita à cozinha onde as refeições são confecionadas, na qual contamos com a presença de alguns dos jovens e senhoras envolvidas, aproveitando para dar a conhecer o importante trabalho desenvolvido pela Paróquia.

Valores como o voluntariado, a solidariedade e o cuidado com o outro são trabalhados nas atividades que a ADCE desenvolve, pelo que dado o êxito da atividade é nossa intenção dar continuidade à ação Re´Compota e mensalmente doar à Paróquia as compotas e marmeladas confecionadas. Agradecemos a todos os que participaram nesta iniciativa, quer através da doação de produtos, quer através da sua confeção. Agradecemos também à Paróquia e a todos os seus voluntários pelo meritório trabalho que desenvolvem em prol do concelho e especialmente dos mais desfavorecidos.

Carla Montenegro