As alterações climáticas têm-se transformado numa das principais preocupações do século XXI. Por todo o mundo surgem soluções cada vez mais engenhosas e inovadoras para enfrentar este complexo dilema, que variam desde acordos geopolíticos internacionais, como o Acordo de Paris, até pequenos eventos de recolha de lixo na praia ou campanhas de informação junto das comunidades. Assim prova-se que este é, de facto, um problema da Humanidade, sendo, por isso, enfrentado em todos os patamares da sociedade.

Também na Paróquia de Espinho as alterações climáticas têm assumido um protagonismo especial junto das atividades da Pastoral Juvenil. Sabendo que este fenómeno climático afeta especialmente países em desenvolvimento pelas suas débeis infraestruturas e infortuna localização geográfica, decidiu-se que procuraríamos recolher fundos a partir da reciclagem de papel e cartão que mais tarde investiríamos no projeto “Casa fiz do Mundo”, no qual apoiamos comunidades africanas em desenvolvimento.

Assim, no passado sábado, dia 28, a comunidade uniu-se em torno desta nobre causa. Ao longo de toda a manhã, os paroquianos fizeram chegar todo o papel e cartão que foram acumulando, tendo este sido suficiente para encher um camião completo! Foi, naturalmente, muito reconfortante ver a comunidade unida durante cinco esforçadas horas em torno desta sua missão, salvando o ambiente neste nosso pequeno raio de ação, desta vez ainda mais limitado pelo confinamento que tem distinguido o longo ano que vivemos, mas causando um enorme impacto em vidas insuspeitas a milhares de quilómetros de distância.

Muitas mais campanhas similares a estas virão. Continuemos a mudar vidas salvando o ambiente.

Bruno Silva 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: