Na memória de muitos de nós o Domingo tem um cheiro especial !!

Cheira a roupa lavada, a missa, ao perfume dos avós e a forno.

O almoço de domingo em família, à volta do assado que mãe ou avó deixaram no forno para não perder a missa, é como almoço de festa, a que não falta, claro está, a sobremesa feita com ternura para celebrar com os nossos o dia do Senhor.

É esta memória de mesa, mais farta do que no resto da semana, que queremos que seja vivida por todos os nossos irmãos, especialmente os que mais necessitam de alento.

Desafiamos as famílias da comunidade a criar no seu seio um espaço de gratuidade e entrega para com estes nossos irmãos, doando um pouco do seu tempo, alguns ingredientes e o seu carinho em fazer especial a refeição de domingo das famílias que necessitam do apoio da cantina social.

Animados pela mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Pobres, que se celebra a 15 de novembro próximo, escolhemos precisamente esse dia para dar início a esta iniciativa, porque como nos diz o Santo Padre “(…) A generosidade que apoia o vulnerável, consola o aflito, mitiga os sofrimentos, devolve dignidade a quem dela está privado, é condição para uma vida plenamente humana.” (1)

O Papa Francisco lembra que é uma opção, a de prestar atenção aos pobres e às suas muitas e variadas carências. Às famílias da nossa comunidade convidamos a que optem por fazer parte destes “(…) atos de respeito e generosidade que não só compensam o mal, mas impelem a ultrapassá-lo permanecendo cheios de esperança”(1) . Contactem um dos casais da Pastoral Familiar (pastoralfamiliarespinho@gmail.com) ou a secretaria do centro pastoral para aderir a esta iniciativa.

Estender a mão leva a descobrir, antes de tudo a quem o faz, que dentro de nós existe a capacidade de realizar gestos que dão sentido à vida.

A Pastoral Familiar

(1) – Mensagem do Papa Francisco para o IV dia mundial dos pobres

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: