E o Magnificat explode

O Terço é a oração da humildade. Rezamo-lo porque Nossa Senhora pediu. As palavras não são nossas, são do anjo, do Magnificat e da saudação de Isabel a Maria. São da tradição milenar de milhões de católicos antes de nós. É uma oração cristológica, pois meditamos os Mistérios da Vida de Jesus. Mas nele pomos também as nossas intenções e preocupações, fazendo assim a ligação entre a vida de Jesus e a nossa, mergulhando a nossa vida na vida divina.

E Nossa Senhora, como Mãe que é, educa-nos e sabe o que é melhor para os seus filhos. Sabe que passamos momentos difíceis na vida, momentos de desgosto, de dor, de doença, pior ainda, momentos de deserto espiritual. Tempos em que é quase impossível rezar porque o Pai Se esconde e é como se enfrentássemos o vazio, em que o Espírito Santo deixa de rezar em nós em que Jesus desaparece do nosso horizonte e ficamos sem palavras. E então muitos deixam de rezar e, porque deixam de comunicar com Deus, perdem a fé.

Mas nessas alturas temos o Terço, uma tábua de salvação a que nos agarramos, um bordão que nos ajuda a dar um passo, mais um passo, e ainda mais um passo no deserto, mesmo quando não lhe vemos o fim. Até que um dia nos damos conta de que Deus está ali, que o deserto acabou… e o Magnificat explode, as palavras do Espírito brotam, e damos graças porque acabámos a travessia mais fortes.

Porquê o Terço? Porque sim!

Este foi o texto de introdução que os catequistas do 7º ano prepararam para a recitação do terço no dia 12 de Maio de 2020 para toda a paróquia, bem como, para a recitação com os jovens e os Pais no dia 16 de Maio de 2020.

Foram dois momentos marcantes. O primeiro porque devido à situação atípica que estávamos todos a viver, foi um momento de oração muito intenso e comovente com um grupo muito unido em que o reencontro foi emocionante. Emocionante foi também o reencontro com Jesus na Sua casa. Momento único em que tivemos que conter as lágrimas.

O segundo momento foi a participação ativa dos jovens e dos pais tanto na recitação do terço, como nas leituras que lhes foram pedidas. Momento único de silêncio e oração em que é de louvar a Deus por estes jovens que a nossa paróquia tem.

Agradecemos a Deus todos os dias por os ter colocado no nosso caminho.