Vivências Pascais numa Paróquia “de Campanha”

Na catequese

A Catequese tem procurado manter-se ativa desde o início deste período de quarentena social, estando em contacto com as crianças, adolescentes e suas famílias, através dos meios que hoje em dia a tecnologia coloca ao nosso dispor.

Nas 24 horas para o Senhor, cada ciclo preparou a sua hora de adoração, que foi transmitida no site da paróquia, de modo que todos, catequistas, crianças, adolescentes e famílias, estivessem de forma particular reunidos em oração, durante o tempo que estava previsto. Mais do que uma hora de oração o objetivo foi que conseguíssemos parar, estar ainda mais perto de Jesus e dos outros. Alguns catequistas estiveram com o seu grupo a acompanhar a hora de oração em vídeo conferência.
Para além de encaminhar todas as informações sobre as atividades mais gerais da paróquia, como por exemplo, a eucaristia dominical, sempre que há um novo desafio rapidamente as mensagens são enviadas para que todos possam participar.

Assim aconteceu com o conto que o Pe Artur enviou para todos junto com o desafio de que lhe respondessem e, rapidamente, as respostas começaram a chegar, com várias histórias contadas pelas crianças.

Chegados ao Domingo de Ramos propusemos à crianças e adolescentes o envio de um postal aos padrinhos, transformado num puzzle, como forma de os surpreender ao descobrirem a mensagem dos seus afilhados. Alguns grupos prepararam o postal e enviaram em formato de puzzle aos seus catequizandos, outros desafiaram-nos a fazer o postal, que depois transformaram em puzzle para ser enviado.

Durante este período vários são os catequistas que têm agendados encontros online com o seu grupo, aproveitando para partilhar as vivências destes dias tão especiais e em simultâneo não deixar esquecer este tempo de preparação para a Páscoa em que, apesar de fisicamente separados, nos mantemos unidos à grande família dos filhos de Deus a que pertencemos.

Todas as semanas os jovens têm-se reunido online, com o Pe Artur, para comentar o filme proposto no livro que acompanha a dinâmica  Quaresma| Páscoa 2020

Nesta Semana Santa vamos continuar a procurar estar perto uns dos outros e de Jesus, e para isso iremos lembrar as diferentes celebrações do Tríduo Pascal, em que poderemos participar a partir de nossas casas, com gestos e orações propostos pelo Pe  Artur.

Na noite de Sexta-feira Santa, teremos uma Via Sacra preparada pelos adolescentes do 3º ciclo, que poderemos acompanhar, mais uma vez utilizando os canais digitais, que tanto nos têm ajudado a ultrapassar o distanciamento físico.

 

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: