Vivências Pascais numa Paróquia “de Campanha”

Na Ação Social | Cozinha

Nestes tempos de pandemia, em que nos é pedido confinamento às nossas casas, muitas pessoas continuam a sair para garantir que nada falta a quem precisa. A Paróquia de Espinho, que habitualmente serve, todos os dias, refeições aos mais desprotegidos, conseguiu mobilizar novos voluntários para assegurar as funções daqueles que outrora dedicaram o seu precioso tempo, e que agora precisam de ser protegidos, e permanecer na segurança das suas casas.

Assim, o Coronavírus mudou a nossa acção social. Um grupo de 118 voluntários, com formação, mas alguns grupos constituidas por pessoas de idade superior a 70 anos, alimentava uma população de 70/80 pessoas  Agora, foi necessário reestruturar e, atualmente, existem 7 equipas de 6 elementos a trabalhar todos os dias, pois também começamos a servir O número de refeições passou a ser de 176, entre refeições servidas na paróquia, outras para os que estão de quarentena no parque de campismo, outras que são entregues em casa, por voluntários, sempre que a situação seja de risco e impossibilite as pessoas de sair. Cada kit individual, assegura o jantar, o pequeno-almoço e o almoço.
Não é novidade para ninguém que os dias que correm são difíceis…para todos.

Os nossos projetos ficam pendentes à espera de oportunidade. Mas há um que não pode esperar: o projeto de amor. E é aqui que estamos.

Nós, os voluntários das refeições da Paróquia fomos desafiados a sair de nós e a dar o nosso melhor… o que não é fácil…. Juntamo-nos por volta das 16h e equipamo-nos com máscaras e luvas. E, devidamente desinfetados, estamos prontos para mais uma jornada. Uns iniciam a confeção das refeições, com preparação dos legumes para a panela gigante da sopa e para o prato destinado para esse dia. Outros começam com a contagem das embalagens e a preparação dos sacos dos pequenos almoços, com pães com manteiga, marmelada, ou o que mais haja, e pacotes de leite achocolatado.
Procedemos à elaboração de senhas numeradas para o levantamento das refeições, que são entregues aos utentes por ordem de chegada. Este processo começa bem antes da hora prevista da distribuição…

Depois de muito trabalho em equipa, por volta das 19h começamos a embalar as sopas e, posteriormente, a comida. Os sacos estão prontos e são entregues por alguns dos nossos elementos devidamente protegidos aos utentes que estão na porta a aguardar, numa calma aparente.

Entretanto, também foram embaladas refeições a serem transportadas por mais voluntários e entregues ao domicílio, junto daqueles que não podem deslocar-se ao Centro Paroquial, bem como as refeições para os sem abrigo albergados no parque de campismo e que vão sendo cada dia mais…..

No fim da jornada, limpamos as instalações e agradecemos a Deus pela força que nos deu nesta nossa missão.
Amanhã será um novo dia e, com ele, mais uma oportunidade de entrega ao outro, que é o que nos move.

As horas passadas na cozinha do salão paroquial, ainda que muitas, parecem nunca chegar para cumprir a árdua tarefa de preparar o alimento para aqueles que dele necessitam, mas a boa vontade de quem se entrega permite-nos chegar mais longe.

O espírito de missão está presente quando entramos naquela cozinha, e pensamos que Deus está em todas aquelas bocas, que precisam de nós, e é por isso que a entrega é grande e genuína.

Agradecemos a generosa colaboração  de várias instituições e pessoas anónimas, com a doação de bens e pedimos que connosco continuem a colaborar (um pacote de arroz, uma lata de atum….),pois se cada um der um pouco, podemos fazer muito e assegurar alimento a quem conta somente com a solidariedade.

Por um bem comum, devemos, pois, unirmo-nos neste desafio.
Como disse o Papa Francisco “… em termos futebolísticos, temos que lutar com amor, estarmos unidos, para depois festejarmos com alegria…”