Partilha do grupo de sopas de sábado

 

Cântico – Avé Maria 

Estão difíceis os dias. Está difícil acordar de manhã com receio do que dirão as notícias, está difícil adormecer à noite, quando deitamos na almofada a cabeça cheia de ansiedades e preocupações.

Se calhar nenhum de nós se lembra de viver, coletivamente, uma Quaresma tão difícil.

Mas em todas as coisas, mesmo nas mais difíceis, há algum ensinamento que podemos retirar. 

“O que não é bênção, é lição”

Aproveitemos estes dias, de Quaresma e de (quase) Quarentena, para aprendermos a olhar o mundo de outra forma. Vamos ter tempo. Vamos valorizar o que é importante. Vamos fazer aquele telefonema que nos aproxima de alguém ou que interrompe a solidão de alguém. Vamos partilhar nas nossas redes sociais mensagens de ânimo e de esperança. Vamos olhar para fotografias antigas e lembrar histórias boas. Vamos sentar-nos e conversar. Vamos valorizar e agradecer quem tanto faz por nós todos: o pessoal de saúde, os voluntários, as forças de segurança, os comerciantes e distribuidores, os farmacêuticos, todos os que continuam o seu trabalho para não deixar o mundo parar. Vamos agradecer ouvirem-se pássaros nas ruas de Paris ou ver-se um golfinho nos canais de Veneza e aproveitar para repensar que o nosso planeta precisa que o cuidemos muito melhor. Vamos sorrir a quem partilha agora tanto tempo o nosso espaço limitado, vamos ouvir com mais disponibilidade, falar com mais mansidão e ser mais tolerantes. Vamos perdoar, ser mais amigos, ser mais atentos, redobrar a paciência ou saber recolher ao silêncio antes de dizer palavras amargas. Vamos enviar luz a quem precisa, seja por meio de uma mensagem, de uma imagem, de uma chamada. Vamos ser gentis. Vamos ser mais Cristãos.

Vamos rezar mais. Pedir ao Senhor que aumente a nossa fé e que leve, ou que lembre, a fé àqueles que a perderam. Vamos unir-nos em oração, cada um a partir do seu canto, mas em profunda comunhão com Deus e com os irmãos. 

Vamos ser como o Povo de Deus, que também vacilava, pedia perdão, e recomeçava.

Cântico – O povo de Deus

 

Sejamos nós, à semelhança de Maria, a dizer sim ao Senhor. Aceitar o que Ele espera de nós e agradecer sempre as Maravilhas que faz nas nossas vidas.

Avé Maria
Cântico – Maravilhas fez em mim

 

Segundo Evangelho São Mateus

9-“Jesus ensina-nos em linguagem figurada a renuncia ao que seja ocasião de pecado ainda que sejam coisa íntimas e queridas para nós.

18-“…Tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Digo-vos ainda: Se dois de entre vós se unirem na terra, para pedirem qualquer coisa obtê-la-ão de Meu Pai que está nos céus. Pois, onde estiverem reunidos em Meu nome,dois ou três Eu estou no meio deles “.

Silêncio

Senhor, nestes tempos difíceis, em que o coração vacila e a força falta, entrego-me a ti, com todo o coração. Ajuda-me a não perder a fé e ensina-me a ser um instrumento teu na ajuda aos meus irmãos.

Pai Nosso

Cântico – Entrega

 

Apesar de termos medo, sabemos que caminhamos contigo Senhor. Seguir-te-emos como a um pastor, o nosso Bom Pastor e nada temeremos porque tu, Senhor, guias o nosso caminho. 

Senhor Jesus, contigo, sem medo avançarei.

Cântico – O Senhor é meu Pastor

 

 

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: