Partilha do grupo 10º ano

 

Maria acolhe João como seu filho e nele acolhe todos os discípulos de Jesus. João estava junto à cruz, mas os outros traíram Jesus. Pedro chorou a traição, Tomé teve muitas dificuldades em acreditar que Jesus ressuscitou. São assim hoje os filhos de Maria nascidos pelo batismo. Ela é a nossa Mãe, ela é a figura-tipo da Igreja. Como todas as mães, Maria está sempre disponível para acolher os seus filhos nas suas diferenças. Disponível para os acompanhar e para orar por eles. Maria meditava em tudo o que dizia respeito ao seu filho, guardando essas meditações  no coração. 

A nossa fé, como a de Maria, está permanentemente em reconfiguração. Maria estranhou muitas das reações de Jesus. Não deve ter sido fácil compreender o que Jesus pretendia com a entrega de João, ali, na hora de maior dor, de separação e de morte. Antes de reagir, é preciso rezar, meditar para acolher com bondade os desafios que os tempos nos oferecem.

Silêncio

Oração

Maria, que consigamos estar comprometidos com a nossa comunidade, ajudando-a a crescer na Fé, Esperança, Caridade, e que saibamos escutar, silenciar e criar pontes e laços. Ajuda-nos a viver mais em comunidade.

Silêncio

Do Evangelho segundo S. João (Jo 10, 1-21)

Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lado, é um ladrão e salteador. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre-a e as ovelhas escutam a sua voz. E ele chama as suas ovelhas uma a uma pelos seus nomes e fá-las sair. Depois de tirar todas as que são suas, vai à frente delas, e as ovelhas seguem-no, porque reconhecem a sua voz. Jesus propôs-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que lhes dizia. Então, Jesus retomou a palavra: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Jesus, Porta e Bom Pastor das ovelhas Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não lhes prestaram atenção. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim estará salvo; há de entrar e sair e achará pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.» Estas palavras tornaram a provocar desentendimento entre os judeus. Muitos deles comentavam: «Ele tem demónio e está louco. Porque lhe dais ouvidos?» Outros diziam: «Estas palavras não são de um possesso. Como é que um demónio pode dar vista aos cegos?»

Silêncio

Oração

Jesus, sabemos que estás sempre presente, mas neste momento tão difícil, rogamos-te que ajudes o nosso Pároco, para que tenha a força necessária para estar à frente do seu rebanho, a quem tanto se dedica e ama.

Silêncio

Preces

Senhor ajudai-nos a amar e a saber cuidar dos nossos irmãos, especialmente neste momento face à pandemia que enfrentamos, para que restabelecendo forças unidos a ti, possamos crescer na Fé

 

Senhor faz-nos aceitar a tua presença na nossa vida como um Dom de Amor, e ensina-nos a confiar em Ti

Senhor neste momento de isolamento social, que consigamos descobrir o valor do silencio e oração

Senhor ajuda-nos a viver com Fé e Esperança o momento atual, e confiemos na tua oração todos os profissionais de saúde, cuidadores e todos os que estão sós.

Em silêncio, no íntimo do nosso coração, vamos deixar-nos tocar pelo Senhor e apresentar-lhe todas as nossas preces.

(5 minutos)

Unidos ao Pai, e na certeza do seu imenso amor rezemos…

Pai Nosso

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: