Tendo em conta as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), a recente Declaração de Pandemia, por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em consonância com as recomendações das autoridades eclesiásticas e em comunhão com o clero da vigararia de Espinho – Ovar, adotámos as seguintes medidas de contenção:
- SUSPENDER todas as EUCARISTIAS, a começar neste fim-de-semana de 14 e 15 de março e por tempo indeterminado. Aconselhamos os fiéis da Vigararia de Espinho – Ovar a que assistam à transmissão da Santa Missa Dominical (na RTP 1 às 10h30 ou na TVI às 11h00), com todo o respeito e atenção, manifestando e expressando assim plena comunhão com a Igreja que celebra o Memorial do Domingo neste Dia do Senhor.
- CELEBRAÇÕES EXEQUIAIS (funerais). Estas celebrações deverão contar apenas com a participação dos familiares mais próximos. Em qualquer circunstância, alerta-se aos participantes que não devem exprimir os pêsames ou sentimentos mediante abraços, beijos ou afagos. O Pároco assumirá, numa celebração sem a participação do povo, as intenções de 7.º dia.
- CELEBRAÇÕES PENITENCIAIS (Confissões). Todas as datas previstas para as Confissões quaresmais, nas Paróquias da Vigararia de Espinho – Ovar, estão canceladas. Serão propostas novas datas a anunciar após a Páscoa. Porém, tomadas as devidas precauções, jamais se negará a Confissão a quem a pedir.
- CATEQUESE (Infância e Adolescência). Relativamente à catequese, de todos os grupos e idades, suspendemos de imediato todas as atividades até aviso em contrário.
- GRUPOS PAROQUIAIS: Os grupos paroquiais devem evitar as reuniões presenciais, recorrendo ao contacto por meios eletrónicos.
- VISITAS aos DOENTES e IDOSOS: Estão suspensas as visitas aos Lares e Hospitais, por parte dos visitadores de doentes quer por parte dos Ministros Extraordinários da Comunhão. Todas as situações extraordinárias são resolvidas pelo Pároco.
- SEMANA SANTA: O programa para o Tríduo Pascal, Domingo de Páscoa e Visita Pascal, será divulgado oportunamente.
- FESTAS RELIGIOSAS: estão suspensas todas as manifestações públicas (Festas, Procissões, Via-Sacra, etc.), por tempo indeterminado.
Quarentena forçada, Quaresma reforçada
Estas medidas não cancelam a Quaresma. Pelo contrário, impelem-nos a vivê-la de forma mais radical, cultivando a virtude da humildade, renovando a prática da fraternidade solidária, valorizando os laços afetivos familiares, fazendo da nossa casa uma Igreja doméstica, optando por um estilo de vida mais sóbrio e centrado no essencial. Temos uma oportunidade única para voltar à leitura pessoal e à meditação da Palavra de Deus e a outras práticas de oração em família. Também aqui, todos renasce(re)mos, na Páscoa que se deseja nos traga a graça de um tempo novo
Pe. Victor Pacheco, Vigário
13 de março de 2020