“Recebestes de graça, dai de graça” – este trecho do Evangelho de Mateus foi o tema da
mensagem do Papa Francisco para o 27º Dia Mundial do Doente, celebrado no passado 11 de fevereiro de 2019.

Nesta sua mensagem o Santo Padre recorda, de forma especial, a figura de Santa Madre
Teresa de Calcutá, modelo de caridade que tornou visível o amor de Deus pelos pobres e os doentes. O caminho de evangelização mais credível são gestos de dom gratuito como os do Bom Samaritano. O cuidado dos doentes precisa de atenção especial e de ternura, de gestos gratuitos, imediatos e simples, como uma carícia, pelos quais fazemos sentir ao outro que nos é “querido”.

A Catequese recebeu com imensa alegria o desafio de viver este dia em comunhão fraterna com os doentes, e, inspirados nas palavras do Santo Padre, de preparar e fazer uma festa na casa de cada um deles. Deste modo, na tarde do dia 9 de Fevereiro, após a celebração de acolhimento e envio na Igreja Paroquial de Espinho, crianças e jovens da catequese, bem como os seus catequistas, Ministros Extraordinários da Comunhão, escuteiros, elementos dos coros e ainda alguns pais, divididos em pequenos grupos, coloriram as ruas da cidade, no encontro dos que estão mais sós. A ideia era fazerem festa em cada uma das casas… celebrar a vida na gratuidade de um sorriso, de um abraço, num desenho oferecido, na partilha de histórias sem fim que cultivam a terra já sequiosa de água…

Na simplicidade de quem nada tem a perder, foram os mais pequenos que semearam
pequenos grãos de alegria e esperança, cuidando e fazendo desabrochar a bela flor que habita em cada um. A barreira dos medos foi ultrapassada… deixou de haver espaço para a inquietude que a fragilidade pode provocar e, tocando a realidade, houve em cada casa a experiência de que é tocando, é cuidando que nos fazemos mais próximos.
Continuar a cuidar deste belo jardim, é a missão que temos pela frente.

 

Capturar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: