“Instantes do mistério que se faz táctil, num olhar ou num apertar da mão. No outro um hóspede e em nós um hospitaleiro. Há que escrever esta hospitalidade na casa, a nossa, casa para todos, casa de possibilidades e oportunidades, de Deus. Esta casa com uma só porta, aberta à reunião das vidas dissonantes em que muitos inscrevem o seu destino.”
C.A.S – Centro de Ação Social
Em finais de 2016 e integrado no CAS – Centro de Ação Social – foram criados quatro programas de apoio aos irmãos mais carenciados residentes no concelho de Espinho:
- Escuta
- Apoio às famílias
- Apoio na saúde
- Cozinha e dispensa
A Escuta é o primeiro contacto para quem necessita de ajuda. Concluído o diálogo, foram identificadas como principais necessidades Alimentação (38%), Saúde e Medicação (22%), Trabalho (15%), Habitação (10%).
Saber ouvir é a base desta tarefa, associada à interligação com as instituições que possam responder às necessidades supracitadas.
Nos últimos dois anos, conseguimos chegar a cerca de 140 pessoas com necessidades diversas.
Lembramos que estamos sempre disponíveis para estabelecer pontes entre os que podem e os que precisam. Este diálogo beneficia toda a comunidade e permite uma gestão mais eficiente dos recursos.