FESTA DA LUZ

Pelas 17h00 do dia 3 de Fevereiro, as crianças do 3º ano de catequese celebraram a Festa da Luz. Mais de cem crianças, acompanhadas dos pais e padrinhos, professaram a fé. Na cerimónia foram reacesas, no Círio Pascal, as velas do baptismo, uma a uma, pelo pároco, Padre Artur Pinto.

Esta celebração constituiu um momento importante na caminhada de preparação para a primeira comunhão. De salientar a alegria do celebrante, que contagiando todos os presentes, os levou a viver esta celebração com o coração aberto à luz de Cristo, num ambiente de verdadeira alegria cristã.

No final da cerimónia foram distribuídas candeias, que serão mantidas acesas até ao dia da celebração da Primeira Comunhão ou Festa da Eucaristia. As candeias acesas no Círio Pascal simbolizam a Luz de Cristo e serão acolhidas nos 114 lares. Foram também entregues cadernos às crianças para o registo de uma breve reflexão sobre a preparação para a Primeira Comunhão e para a escrita de uma oração. Ambas as tarefas serão realizadas em família.

24 HORAS DE ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO

As “24 horas de Adoração ao Santíssimo”, foram celebradas nos dias 09 e 10 de março. A catequese do 3º ano participou na hora definida para o 1º ciclo, entre as 15 e as 16 horas e de outra forma bem mais incomum, aceitando o desafio feito pelo nosso Pároco, que passamos a citar:

“Um desafio para as crianças que celebrarão a sua Primeira comunhão este ano. Comungar é receber Jesus no seu íntimo ou ser uma “tenda de encontro com o Senhor”. E se passássemos “a noite com o Senhor”?… é isso mesmo, montar uma “tenda” junto D’Ele e dormir no seu aconchego.”.

E esta foi uma noite verdadeiramente inesquecível para 12 crianças que prontamente disseram sim. Os pais entregaram as crianças às catequistas às 21.30 na igreja. Após uns momentos de convívio entre crianças e catequistas, a que se juntou o Sr. Padre Artur, e depois de um leite quente e bolachas, as crianças adormeceram nos seus sacos cama no altar-mor numa igreja em adoração ao Santíssimo Sacramento, embaladas pela oração e cânticos dos diferentes grupos da paróquia que estiveram presentes entre as 24 horas e as 7.30 aproximadamente. Depois de “desmontada a tenda”, o pequeno-almoço foi tomado na sacristia. Também para as catequistas foi uma experiência única passar a noite em oração e a velar por estas 12 crianças.

BATISMOS – VIGÍLIA PASCAL

Na sua caminhada para a Primeira Comunhão, algumas crianças foram batizadas, na celebração da Vigília Pascal, no dia 31 de março.

No final de uma celebração vivida com intensidade, o Padre Artur convidou os presentes para um convívio no Centro Pastoral. Assim, após o sacramento do batismo, as crianças foram celebrar a sua entrada na Igreja, na “família que tem Deus por Pai e na qual todos se reconhecem irmãos em Jesus Cristo.”[1] Os novos membros da nossa família paroquial tinham à sua espera no auditório um bolo e vários elementos do coro que se juntaram a seus pais e familiares mais próximos, bem como aos seus catequistas e pároco, cantando-lhes os parabéns, tendo as crianças em conjunto apagado as velas.

Este momento de comunhão e celebração proporcionado pela paróquia foi seguido de um agradável convívio à volta de uma mesa em que todos puderam degustar Pão de Ló e regueifa, doces tradicionais da Páscoa.

[1] Papa Francisco in https://pt.zenit.org/articles/papa-explica-importancia-do-batismo-das-criancas/

RETIRO

Para os 114 catequizandos do 3º ano da nossa paróquia este foi um ano muito especial, com vários momentos marcantes, designadamente a Festa da Luz em Fevereiro e a Vigília Pascal, em que várias crianças foram batizadas. Este ano muito intenso culminou no retiro de preparação para a Primeira Comunhão e na celebração da Festa da Eucaristia ou Primeira Comunhão.

Os retiros realizaram-se na Casa da Juventude, antiga residência Paroquial e foram orientados pelas Irmãs Lucília e Cândida. Após os trabalhos da manhã, os familiares juntaram-se às crianças para um almoço partilhado. À chegada foram surpreendidos com um cântico com coreografia. Depois do convívio à volta da mesa, em que o nosso pároco fez questão de estar presente, e durante cerca de uma hora, as crianças formaram grupos e fizeram uma reflexão com as suas catequistas, enquanto as Irmãs dinamizaram uma sessão com os pais sobre a Eucaristia.

IMG_20180505_0958231

CELEBRAÇÃO DA 1ª COMUNHÃO

As três celebrações da primeira comunhão, nos dias 27 de Maio, 3 e 10 de Junho de 2018,  foram vividas com muita intensidade. A alegria e fé das crianças transpareceram na sua participação na celebração e levaram a assembleia a viver de forma mais intensa este dia tão especial da sua caminhada de Cristãos.

abraço (1)

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: