Acampamento 8º ano: 24 a 27 de junho 2018

IMG_20180627_114825Apesar de a maioria ter participado no acampamento no ano passado, era comum o entusiasmo com que partiram rumo à Serra de São Macário, em São Pedro do Sul. Era grande a expectativa de saber “O que nos espera?”, “O que vamos fazer?”, “Como vamos aguentar sem o telemóvel?”, “Iremos para a piscina?”…

Numa casa isolada no meio do monte, onde até a fraca rede de telemóvel ajuda no exercício de afastar das comodidades a que estão habituados, o grupo de 20 adolescentes e 5 monitores do 10º ano viveram 4 dias intensos, com momentos diversos que lhes permitiu viver um pouco de tudo. IMG_20180626_100308Para além dos momentos de silêncio, de reflexão, de partilha e uma caminhada de cerca de 20km (entre subidas e descidas, entre estrada asfaltada e trilhos de pedras) houve ainda tempo para mergulhos na piscina (ainda que alguns forçados!), jogar ao piolho e até pular a cerca para ir apanhar a bola que fugia para os campos vizinhos.

Viver durante 4 dias a partilhar a mesma casa permite ainda a aprenIMG_20180625_131912dizagem de como cuidar desse espaço comum, incluindo-se nas tarefas diárias de cada grupo ajudar na cozinha, antes e depois das refeições, limpar as casas de banho e levar o lixo (aproveitando para brincarem durante o caminho até ao contentor mais próximo).

Com o tema da Amizade, ao longo dos dias, os adolescentes foram percebendo e experimentando em pequenas coisas o que é importante para construir uma verdadeira amizade: tempo, paciência, confiança, humildade, …

IMG_20180627_154341

No momento de regresso a casa e com a ansiedade de viver, tão própria desta fase da vida, combinam já o dia de amanhã, as idas à praia e as partilhas no Instagram. Mas cada um leva na sua mala aventuras e experiências únicas. Resta-nos rezar por eles, acompanhá-los e esperar que, um dia, percebam verdadeiramente os ensinamentos do que viveram durante estes dias.

IMG_20180627_195929

Terminamos com um jantar, onde também estiveram as nossas famílias, antecedido de uma eucaristia onde houve uma Oração de Ação de Graças, realizada por cada grupo de adolescentes, que partilhamos com todos:

Obrigado Senhor pelas aventuras e experiências vividas neste acampamento e as amizades que começámos a construir.

Obrigado Senhor por estes dias bem passados onde fortalecemos os nossos laços.

Obrigado Senhor por nos ajudares a crescer em graça e em idade.

Senhor, obrigado por estes 4 dias de acampamento em que passamos momentos únicos e incríveis todos juntos. Obrigado por nos teres ajudado na caminhada, dando-nos forças, fé, para acreditar que conseguíamos e por nunca nos deixares nos momentos difíceis.

Obrigado por nos ensinares a ser melhores amigos e aprender a construir amizades novas.

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: